Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
PROFESSORA SILMARA DO PRADO OLIVEIRA
ORIENTADORA DE ESTUDOS: ADRIANE REGINA BRAVO MENDES
(SEQUÊNCIA REALIZADA NO MÊS DE OUTUBRO DE 2013)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
Gênero: Contos de fadas
Área : Língua Portuguesa e Arte
Público-alvo: 1º ano, ciclo I
Justificativa:
Essa sequência didática tem como foco familiarizar os alunos com o gênero conto de fadas. Para que a sequência seja possível a atividade mais importante é a leitura, feita de forma planejada envolvendo os alunos e trazendo-os para um mundo de encantamento. Considerando a necessidade de trabalhar com o gênero Conto de fadas nesse trimestre, escolhi a história da Branca de Neve por se tratar de um conto que traz muitas possibilidades e agrada muito os alunos. Com essa história também é possível tratar de conceitos atitudinais, já que a história tem temas como a solidariedade e a amizade. A partir desse conto em diferentes portadores e versões os alunos poderão conhecer as características dos diversos personagens que compõem a trama, os conflitos e o desfecho da história, assim estarão envolvidos com as características do gênero e o trabalho com outros contos poderá ser contemplado ao longo do trimestre. Além disso as propostas voltadas para o sistema de escrita alfabética são diversas e contribuíram para o processo de escrita e leitura.
Conteúdos:
Sistema de escrita alfabética;
Leitura e produção textual;
Reconto da história - oralidade;
Reconhecimento de características do gênero.
Objetivos:
- Conhecer algumas características do gênero (Conto de fadas);
- Apropriar-se de recursos discursivos da linguagem escrita;
- Ampliar o interesse e o gosto pela leitura;
- Recontar a história para outras crianças;
Etapas:
- Levantamento de conhecimentos prévios e Apresentação por meio de uma brincadeira do gênero Conto: Brincando com bexigas – Cada criança receberá uma bexiga com um nome de diferentes personagens dos contos de fadas dentro da bexiga (Bruxa, lobo, príncipe, rei, madrasta...), a professora fará uma brincadeira ou sorteio e assim que o aluno for sorteado estoura a bexiga e tenta ler o que está escrito no papel (nesse momento a professora pode ajudar) assim que o personagem for descoberto perguntar para o aluno e depois para a turma se conhecem alguma história com esse personagem;
- Lista (escrita coletiva dos contos conhecidos pela turma);
- Apresentação da história: Branca de Neve (escolher uma boa versão e caprichar na entonação, gestos, expressão...)
- Apresentação de outra versão (sugestão áudio-livro)
- Roda de conversa para comparação entre as duas versões;
- Atividade de escrita coletiva das principais falas dos personagens;
- Mexe-mexe com o nome dos anões;
- Apresentação da história – Filme (versão Walt Disney)
- Roda de conversa para comparação entre as versões:Sugestões de perguntas para nortear as rodas:O que acontece de diferente no áudio-livro, no livro impresso e no filme?O príncipe aparece logo no começo de qual versão?O final da madrasta é sempre o mesmo?
- Construção de quadro comparativo entre as versões (semelhanças e diferenças)
- Construção coletiva de descrição das personagens principais: Branca de Neve e a Madrasta – características físicas e morais.
- Atividade em duplas de escrita do nome dos personagens;
(Correção na lousa da atividade em duplas)- Reconto da história realizado por diferente alunos (Para.. continua outro... e então...)
- Atividade com texto fatiado com a fala da madrasta;
- Apresentação da história com uso de dedoches com ajuda dos alunos (pequenos grupos)
- Atividade para colocar em ordem alfabética o nome dos anões;
- Pesquisa na biblioteca de outras histórias com princesas.
- Atividade de Arte: ilustração dos diferentes cenários (ambientes em que a história acontece – Castelo, Floresta, Casa dos Anões, Mina, etc.)
- Atividade de interpretação da história – fazer a leitura para aqueles que necessitam.
- Escrita individual de nome dos personagens – não alfabéticos.
- Produção escrita individual de parte da história - alfabéticos.
Por ser uma história longa a reescrita da história será realizada ao longo da atividade sequenciada, tendo a professora como escriba e mediadora (Onde paramos ontem... E agora... Falta alguma coisa...)Avaliação:- A primeira etapa com a brincadeira das bexigas com nome de diferentes personagens possibilitou saber quais os conhecimentos os alunos já tinham sobre contos de fadas e percebi que já conhecem bastante por toda vivência na educação infantil e pelos filmes e desenhos que veêm em casa, porém quando comecei a perguntar mais sobre as histórias percebi que alguns ainda tem dificuldade em organizar uma sequência de ideias e recontar parte da história. Também pude ver que a leitura dos papéis com os personagens trouxe um prazer em acertar e depois mostrar para os amigos, quando não conseguiam disse para escolher um amigo para ajudar na leitura.
- Nos momentos em que fui a escriba percebo que podemos ter diferentes estratégias para que os alunos sintam-se construindo a escrita: apagar e depois escrever, escrever parte da palavra e ler, pensar em diferentes opções para expressar cada ideia, debater sobre a qualidade e beleza nas formas que melhor expressam o que querem dizer, atentar-se para as diferenças entre o oral e o escrito, entre outras coisas.
- A escolha de bons textos também facilitou o trabalho, versões que descrevem com riqueza de vocabulário os personagens e cenários trazem riqueza de detalhes para os recontos orais e as produções escritas que virão depois.
- Para todos os alunos as atividades com mexe-mexe e os nomes dos personagens foram muito produtivas. Também gostei das atividades para descrever os personagens, assim os alunos começaram a ser repertoriados com novas palavras e expressões.
- Apresentar versões diferentes contribuíram para que os alunos percebessem semelhanças e diferenças e opinassem sobre qual história é mais completa, ou mais agradável de se ouvir, qual tem as melhores ilustrações, etc.
- Outro aspecto que foi muito visível foi o interesse em pesquisar temas relacionados a história e a motivação em ler mais contos.
- A atividade com dedoches foi maravilhosa para a oralidade e a sequencia de ideias e fatos no conto, deixei que se organizassem em grupos menores e depois teatralizaram o conto fazendo as entonações “vozes” e expressões dos personagens.
- Outra atividade que foi muito produtiva foi a interpretação da história e vou utiliza-la para colocar no portfólio de alguns alunos.Adorei fazer essa sequência com os meus alunos !!!O trabalho foi feito com muita participação e envolvimento com as atividades.EMEB ________________________________________________NOME:________________________________________________1º ANO ______ DATA: ___/___/______ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – 3º TRIMESTRE
- ESCREVA O NOME DOS ANÕES:
- ................................................
- .................................................
- .................................................
- ..................................................
- ..................................................
- ...................................................
- ...................................................
EMEB ________________________________________________NOME:________________________________________________1º ANO ______ DATA: ___/___/______- ESCREVA O QUE A MADRASTA PERGUNTOU PARA O ESPELHO E O QUE O ESPELHO RESPONDEU:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________(A palavra ATCHIM está incorreta, no momento da atividade entregar sem o I depois do T)EMEB ________________________________________________NOME:________________________________________________1º ANO ______ DATA: ___/___/______ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESAOBSERVE A CENA E RESPONDA:O QUE ACONTECEU DEPOIS?...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ESPELHOESPELHOMEUEXISTEALGUÉMMAISBELADOQUEEU
ESPELHOESPELHOMEUEXISTEALGUÉMMAISBELADOQUEEU
ESPELHOESPELHOMEUEXISTEALGUÉMMAISBELADOQUEEU
EMEB PROFESSORA CARMEN TABET DE OLIVEIRA MARQUESNOME:_________________________________________________________1º ANO ______ DATA: ___/___/______.ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 3º TRIMESTRELEIA E MARQUE UM X NA RESPOSTA CERTA:A MADRASTA NÃO GOSTAVA DA BRANCA DE NEVE PORQUE ELA ERA:
MAIS VELHA DO QUE ELA
MAIS BONITA DO QUE ELA
MAIS TAGARELA DO QUE ELAO CAÇADOR NÃO TEVE CORAGEM DE MATAR A BRANCA DE NEVE PORQUE:
ELA CANTAVA BEM
ELA SABIA COZINHAR
ELA ERA MUITO BONDOSAQUANTAS CAMAS PEQUENAS BRANCA DE NEVE ENCONTROU NA CASINHA:
SEIS
SETENTA
SETEA HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE É UM:
CANTIGA
CONTO DE FADAS
CONTO DE ASSOMBRAÇÃOO QUE A MADRASTA PERGUNTOU AO ESPELHO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário