Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono
. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sequência: Branca de Neve

Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC


SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES






PROFESSORA SILMARA DO PRADO OLIVEIRA
ORIENTADORA DE ESTUDOS: ADRIANE REGINA BRAVO MENDES
(SEQUÊNCIA REALIZADA NO MÊS DE OUTUBRO DE 2013)




SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
Gênero: Contos de fadas
Área : Língua Portuguesa e Arte
Público-alvo: 1º ano, ciclo I
Justificativa:
Essa sequência didática tem como foco familiarizar os alunos com o gênero conto de fadas. Para que a sequência seja possível a atividade mais importante é a leitura, feita de forma planejada envolvendo os alunos e trazendo-os para um mundo de encantamento. Considerando a necessidade de trabalhar com o gênero Conto de fadas nesse trimestre, escolhi a história da Branca de Neve por se tratar de um conto que traz muitas possibilidades e agrada muito os alunos. Com essa história também é possível tratar de conceitos atitudinais, já que a história tem temas como a solidariedade e a amizade. A partir desse conto em diferentes portadores e versões os alunos poderão  conhecer as características dos diversos personagens que compõem a trama, os conflitos e o desfecho da história, assim estarão envolvidos com as características do gênero e o trabalho com outros contos poderá ser contemplado ao longo do trimestre. Além disso as propostas voltadas para o sistema de escrita alfabética são diversas e contribuíram para o processo de escrita e leitura.
Conteúdos:
Sistema de escrita alfabética;
Leitura e produção textual;
Reconto da história - oralidade;
         Reconhecimento de características do gênero.
Objetivos:
  • Conhecer algumas características do gênero (Conto de fadas);
  • Apropriar-se de recursos discursivos da linguagem escrita;
  • Ampliar o interesse e o gosto pela leitura;
  • Recontar a história para outras crianças;


Etapas:

  • Levantamento de conhecimentos prévios e Apresentação por meio de uma brincadeira do gênero Conto: Brincando com bexigas – Cada criança receberá uma bexiga com um nome de diferentes personagens dos contos de fadas dentro da bexiga (Bruxa, lobo, príncipe, rei, madrasta...), a professora fará uma brincadeira ou sorteio e assim que o aluno for sorteado estoura a bexiga e tenta ler o que está escrito no papel (nesse momento a professora pode ajudar) assim que o personagem for descoberto perguntar para o aluno e depois para a turma se conhecem alguma história com esse personagem;
  • Lista (escrita coletiva dos contos conhecidos pela turma);
  • Apresentação da história: Branca de Neve (escolher uma boa versão e caprichar na entonação, gestos, expressão...)
  • Apresentação de outra versão (sugestão áudio-livro)
  • Roda de conversa para comparação entre as duas versões;
  • Atividade de escrita coletiva das principais falas dos personagens;
  • Mexe-mexe com o nome dos anões;
  • Apresentação da história – Filme (versão Walt Disney)
  • Roda de conversa para comparação entre as  versões:
    Sugestões de perguntas para nortear as rodas:
    O que acontece de diferente no áudio-livro, no livro impresso e no filme?
    O príncipe aparece logo no começo de qual versão?
    O final da madrasta é sempre o mesmo?

    • Construção de quadro comparativo entre as versões (semelhanças e diferenças)
    • Construção coletiva de descrição das personagens principais: Branca de Neve e a Madrasta –  características físicas e morais.
    • Atividade em duplas de escrita do nome dos personagens;
    (Correção na lousa da atividade em duplas)
    • Reconto da história realizado por diferente alunos (Para.. continua outro... e então...)
    • Atividade com texto fatiado com a fala da madrasta;

    • Apresentação da história com uso de dedoches com ajuda dos alunos (pequenos grupos)
    • Atividade para colocar em ordem alfabética o nome dos anões;
    • Pesquisa na biblioteca de outras histórias com princesas.
    • Atividade de Arte: ilustração dos diferentes cenários (ambientes em que a história acontece – Castelo, Floresta, Casa dos Anões, Mina, etc.)
    • Atividade de interpretação da história – fazer a leitura para aqueles que necessitam.
    • Escrita individual de nome dos personagens – não alfabéticos.  
    • Produção escrita individual de parte da história  - alfabéticos.

    Por ser uma história longa a reescrita da história será realizada ao longo da atividade sequenciada, tendo a professora como escriba e mediadora (Onde paramos ontem... E agora... Falta alguma coisa...)

    Avaliação:
    • A primeira etapa com a brincadeira das bexigas com nome de diferentes personagens possibilitou saber quais os conhecimentos os alunos já tinham sobre contos de fadas e percebi que já conhecem bastante por toda vivência na educação infantil e pelos filmes e desenhos que veêm em casa, porém quando comecei a perguntar mais sobre as histórias percebi que alguns ainda tem dificuldade em organizar uma sequência de ideias e recontar parte da história.  Também pude ver que a leitura dos papéis com os personagens trouxe um prazer em acertar e depois mostrar para os amigos, quando não conseguiam disse para escolher um amigo para ajudar na leitura.
    • Nos momentos em que fui a escriba percebo que podemos ter diferentes estratégias para que os alunos sintam-se construindo a escrita: apagar e depois escrever, escrever parte da palavra e ler, pensar em diferentes opções para expressar cada ideia, debater sobre a qualidade e beleza nas formas que melhor expressam o que querem dizer, atentar-se para as diferenças entre o oral e o escrito, entre outras coisas.
    • A escolha de bons textos também facilitou o trabalho, versões que descrevem com riqueza de vocabulário os personagens e cenários  trazem  riqueza de detalhes para os recontos orais e as produções escritas que virão depois.
    • Para todos os alunos as atividades com mexe-mexe e os nomes dos personagens foram muito produtivas.  Também gostei das atividades para descrever os personagens, assim os alunos começaram a ser repertoriados com novas palavras e expressões.
    • Apresentar versões diferentes contribuíram para que os alunos percebessem semelhanças e diferenças e opinassem sobre qual história é mais completa, ou mais agradável de se ouvir, qual tem as melhores ilustrações, etc.
    • Outro aspecto que foi muito visível foi o interesse em pesquisar temas relacionados a história e a motivação em ler mais contos.
    • A atividade com dedoches foi maravilhosa para a oralidade e a sequencia de ideias e fatos no conto, deixei que se organizassem em grupos menores e depois teatralizaram o conto fazendo as entonações “vozes” e expressões dos personagens.

    • Outra atividade que foi muito produtiva foi a interpretação da história e vou utiliza-la para colocar no portfólio de alguns alunos.
      Adorei fazer essa sequência com os meus alunos !!!
      O trabalho foi feito com muita participação e envolvimento com as  atividades.















      EMEB ________________________________________________
      NOME:________________________________________________
      1º ANO ______           DATA: ___/___/______
      ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – 3º TRIMESTRE
      1. ESCREVA O NOME DOS ANÕES:


      1. ................................................
      2. .................................................
      3. .................................................
      4. ..................................................
      5. ..................................................
      6. ...................................................
      7. ...................................................
      EMEB ________________________________________________
      NOME:________________________________________________
      1º ANO ______           DATA: ___/___/______
      1. ESCREVA O QUE A MADRASTA PERGUNTOU PARA O ESPELHO E O QUE O ESPELHO RESPONDEU:

      __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




      (A palavra ATCHIM está incorreta, no momento da atividade entregar sem o  I depois do T)
      EMEB ________________________________________________
      NOME:________________________________________________
      1º ANO ______           DATA: ___/___/______
      ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
      OBSERVE A CENA E RESPONDA:





      O QUE ACONTECEU DEPOIS?
      ...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
      ESPELHO
      ESPELHO
      MEU
      EXISTE
      ALGUÉM
      MAIS
      BELA
      DO
      QUE
      EU



      ESPELHO
      ESPELHO
      MEU
      EXISTE
      ALGUÉM
      MAIS
      BELA
      DO
      QUE
      EU



      ESPELHO
      ESPELHO
      MEU
      EXISTE
      ALGUÉM
      MAIS
      BELA
      DO
      QUE
      EU



      EMEB PROFESSORA CARMEN TABET DE OLIVEIRA MARQUES
      NOME:_________________________________________________________
      1º ANO ______           DATA: ___/___/______.
      ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 3º TRIMESTRE

      LEIA E MARQUE UM X NA RESPOSTA CERTA:

      A MADRASTA NÃO GOSTAVA DA BRANCA DE NEVE PORQUE ELA ERA:

      MAIS VELHA DO QUE ELA

      MAIS BONITA DO QUE ELA

      MAIS TAGARELA DO QUE ELA

      O CAÇADOR NÃO TEVE CORAGEM DE MATAR A BRANCA DE NEVE PORQUE:

      ELA CANTAVA BEM

      ELA SABIA COZINHAR

      ELA ERA MUITO BONDOSA

      QUANTAS CAMAS PEQUENAS BRANCA DE NEVE  ENCONTROU NA CASINHA:

      SEIS

      SETENTA

      SETE

      A HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE É UM:

      CANTIGA

      CONTO DE FADAS

      CONTO DE ASSOMBRAÇÃO

      O QUE A MADRASTA PERGUNTOU  AO ESPELHO:

















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